Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Vai continuar aumentando: Ata do Copom indica as expectativas do BC para os juros

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • O BC divulgou nesta manhã a ata da última reunião do Copom;
  • Na reunião, a taxa básica de juros subiu em 0,50 ponto percentual, para 13,25% a.a.

A ata do Copom finalmente veio a público e revelou as expectativas do Banco Central para a economia brasileira nos próximos dias.

Para a próxima reunião, o Comitê antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude. O Comitê nota que a crescente incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação.

O Copom enfatiza no comunicado que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

Leia mais  Selic a 13,75% - Troque a poupança por um investimento mais rentável e tão seguro quanto

O Compom também explica o ciclo de aperto dos juros:

“Ressaltou-se que o ciclo de aperto monetário corrente foi bastante intenso e tempestivo e que, devido às defasagens de política monetária, ainda não se observa grande parte do efeito contracionista esperado bem como seu impacto sobre a inflação corrente. Ainda assim, o Comitê notou que ocorreu deterioração tanto na dinâmica inflacionária de curto prazo quanto em suas projeções mais longas, ainda que o cenário esteja cercado de incerteza e volatilidade acima do usual”.

Ademais, a Ata do Copom indica que a projeção para o IPCA 2023, horizonte relevante neste momento, no cenário de referência, está em 4,0%.

  • Para 2022, a projeção para o IPCA está em 8,8% e, para 2024, em 2,7%;
  • Projeção para 2023 está acima do centro da meta (3,25%), mas abaixo do limite superior, de 4,75%;
  • Para 2024, a estimativa está abaixo do alvo central (3,00% — entre 1,50% e 4,50%);
  • Para 2022, a projeção do BC segue indicando novo rompimento da meta.
Leia mais  Reunião do Copom: BC deve subir Selic nesta semana

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Rumo aos 8%? Até onde cairá a Selic?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Deixe seu comentário