Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo pode tributar dividendos em alternativa a “nova CPMF”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com o veto de Bolsonaro à “nova CPMF”, equipe econômica busca alternativas. Uma das possibilidades é o fim de privilégios nos impostos. Leia mais a seguir.

O Presidente Jair Bolsonaro foi contrário à inclusão de uma “nova CPMF” na reforma tributária. Com isso, Paulo Guedes enfatiza sobre a revisão na tributação para as rendas mais altas.

Nova CPMF: Reforma tributária

Depois das reformas trabalhista e previdenciária, é a vez da Reforma Tributária. No entanto, alguns entraves têm feito com que se busque alternativas para desonerar a folha de pagamentos do governo.

Com a “nova CPMF” vetada pelo Presidente, a equipe de Paulo Guedes estuda outras propostas. O aumento da arrecadação por meio de outras fontes é a busca para a criação de novos empregos e a retomada da economia.

Atualmente, a taxação de impostos para a população com renda mais alta é menor em comparação com as classes mais baixas. Isso porque muitas aplicações financeiras são isentas de impostos.

Leia mais  Defesa de Bolsonaro requer afastamento de Moraes em investigação

Sendo assim, uma das proposições do governo seria a tributação de IR sobre dividendos. Além disso, a possibilidade de cortes nas contribuições aos Sistema S e aumento nas alíquotas de impostos sobre consumo.

Para 2020 o governo tem a expectativa de diminuir as despesas e a dívida pública. Assim como espera um aumento das receitas, o que aliviaria seu caixa em torno de R$ 200 bilhões.

Mas isso só será possível se o Congresso aprovar as propostas de contenção de gastos. Além das barreiras às criações de novos gastos. Caso haja aprovação, o teto dos gastos estará normalizado até 2026.

De forma geral, a PEC sobre as mudanças fiscais é favorável ao equilíbrio das contas do governo. No entanto, a reforma tributária ainda precisa ser estudada com muita cautela antes de ser aprovada em definitivo.


Leia mais  G20: Brasil destaca tributação de super-ricos e reformas financeiras
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Alckmin fala sobre gradualismo e comemora Reforma Tributária

Paola Rocha Schwartz

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Governo “jogou a toalha” sobre ajuste fiscal, diz ex-Tesouro

Márcia Alves

Deixe seu comentário