Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Compras por impulso: confira 4 dicas para evitá-las

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Desejos momentâneos, picos altos de estresse, sobrecarga emocional ou felicidade são alguns dos principais vilões das compras por impulso. Não à toa, elas acometem consumidores no mundo inteiro e, com isso, tornam-se responsáveis pelas complicações financeiras, que impactam diretamente nas metas futuras, qualidade de vida e até mesmo no planejamento familiar da população.

Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, apenas no Brasil, 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso e justamente por conta desse descontrole financeiro, há uma alta taxa de endividados: 78% dos lares brasileiros possuem dívidas a vencer, de acordo com o levantamento “Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)”, divulgado recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Nesse sentido, Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, citou abaixo quatro dicas para auxiliar as pessoas a evitarem compras por impulso e, consequentemente, manterem as dívidas em dia. Confira:

Leia mais  Brasileiros pretendem gastar em média R$215 no Dia dos Namorados, mostra pesquisa

Planeje sua vida financeira e seus gastos mensais – O primeiro passo do planejamento financeiro é fazer um diagnóstico do momento atual e identificar quais são os gastos mais frequentes. Para isso, comece listando todas as contas fixas e tente registrar também as despesas diversas do dia a dia. Todo planejamento financeiro pessoal depende dessa etapa, uma vez que é impossível fazer planos sem conhecer a realidade.

Pense antes de comprar algo desnecessário – Em tempos de e-commerce, a tentação de passar o dia comprando online é grande, mas é preciso ter parcimônia e fugir das compras por impulso. Por isso, antes de clicar no “comprar”, repense se você realmente precisa desse produto naquele momento.

Evite comprar em momentos de instabilidade emocional – Realizar compras muitas vezes pode ser um método usado como válvula de escape para determinado momento de turbulência emocional. Afinal, quando alguém está passando por dificuldade, é comum considerar o consumo como uma saída eficiente na satisfação, a fim de gerar uma alegria momentânea. Nesses casos, procure não gastar dinheiro, pois certamente você irá se arrepender.

Leia mais  Você também? Pesquisa mostra que 65% dos consumidores parcelaram compras no supermercado

Use cartão de crédito com sabedoria – Por meio do uso de cartões de crédito, inúmeras pessoas passaram a ter a facilidade do parcelamento de suas compras. Porém, o problema é parcelar absolutamente tudo e isso virar uma verdadeira bola de neve ou até mesmo alcançar valores que não cabem no orçamento. Por isso, vale acompanhar detalhadamente e de perto todas as faturas.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  "Parcelo Sim!": Cuidado com a ilusão financeira perigosa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Páscoa 2024 promete ser mais salgada, com Cacau mais caro

Guia do Investidor

“Parcelo Sim!”: Cuidado com a ilusão financeira perigosa

Autor Convidado

Procura por celulares cresce até 37% nos dias seguintes ao carnaval

Guia do Investidor

Bagy é bom? Veja planos e se vale a pena

Karine Freitas

4 dicas para gastar menos, ou nada, nas compras de material escolar

Guia do Investidor

Deixe seu comentário