Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Pesquisa: 98% acham política econômica de Lula errada

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pesquisa da Genial/Quaest revela que 98% dos operadores de mercado entrevistados acham que a política econômica do governo Lula está indo na direção errada.

Além disso, 94% não confiam no presidente, enquanto 78% acreditam que a economia vai piorar nos próximos 12 meses. A relação do governo com o Banco Central também é negativa para 90% dos entrevistados.

Pesquisa indica falta de confiança no presidente e desaprovação da relação com o Banco Central

Uma pesquisa da Genial/Quaest revela que o mercado financeiro está insatisfeito com a política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a pesquisa, 98% dos operadores de mercado entrevistados acham que a política econômica está indo na direção errada. Além disso, 94% dos entrevistados não confiam em Lula, enquanto 78% acreditam que a economia vai piorar nos próximos 12 meses.

O levantamento ouviu a opinião de 82 gestores, economistas e analistas de fundos de investimentos com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Leia mais  Visão inicial do projeto de lei do novo arcabouço fiscal

A relação do governo com o Banco Central também é desaprovada pela esmagadora maioria dos entrevistados: 90% disseram que é negativa. Recentemente, o presidente e o órgão têm entrado em discordância no que diz respeito à taxa básica de juros da economia.

Para Lula, a Selic, hoje fixada em 13,75% ao ano, deveria ser reduzida. Entretanto, para 95% dos entrevistados, a manutenção da Selic a 13,75%, criticada por Lula, foi uma decisão acertada por parte do BC.

Embora 52% dos entrevistados considerem a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, regular, 38% têm opinião negativa e apenas 10% avaliam como positiva.

No quesito confiança, 66% disseram confiar pouco ou nada em Haddad, enquanto 33% confiam mais ou menos, e apenas 1% confia muito. No entanto, ideias defendidas pelo ministro, como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), são bem vistas pelo mercado. Para 98% dos entrevistados, adotar a medida é uma decisão certa.


Leia mais  Lula diz a líderes que não haverá contingenciamento de gastos em 2024
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Avaliação do governo Lula caiu 5 pontos de janeiro a maio

Paola Rocha Schwartz

Marco Legal dos Games é sancionado

Rodrigo Mahbub Santana

Governo Lula acumula déficit de R$ 252,9 bi em 12 meses

Paola Rocha Schwartz

FMI piora previsão fiscal do Brasil, vê alívio após governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário