Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Taxa Selic subirá para 10,75% ao ano nesta terça-feira, projeta ABBC

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) fará sua primeira reunião do ano, na terça-feira (1º), sobre a Selic. De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, a taxa deve subir 1,50 %, chegando a 10,75% ao ano. Em relação à inflação, a ABBC projeta que o IPCA ficará acima da meta, em 5,3% este ano. Já para 2023, a projeção é de 3,4%.

“O desafio de trazer a inflação corrente à meta ainda este ano é elevado. As expectativas estão desancoradas, não reagindo de forma significativa ao esforço de política monetária. A desinflação será favorecida pela perda de tração da atividade econômica, que deve se aprofundar em 2022, não só pelo aumento da taxa básica de juros, mas pelo cenário internacional e incertezas domésticas. Ademais, com as limitações dos modelos de previsão de inflação e a eventualidade de reversão dos choques de oferta, torna-se mais adequada a manutenção do ritmo de aperto monetário, como sinalizado na reunião de dezembro, reduzindo o risco de comprometimento excessivo da atividade e da volatilidade no mercado futuro de taxa de juros de curto prazo”, explica Gonçalves.

O que é a Taxa Selic?

A taxa Selic tem uma importância fundamental, tanto para quem investe, seja na renda fixa ou na bolsa de valores, quanto para o seu dia a dia. Nesse sentido, ela pode impactar a rotina dos brasileiros de várias formas, seja influenciando a taxa de juros nos empréstimos ou financiamentos, rentabilidade de investimentos ou mesmo o avanço ou a retração da economia

Leia mais  Tesouro Direto bate recorde em 2019: veja como investir

Além disso, o termo Selic é uma abreviação para o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um mercado virtual em que os títulos são negociados diariamente por instituições financeiras. Nesse sentido, ela reflete os empréstimos de curto prazo (um dia para outro) negociados entre os bancos.

Entretanto, é importante destacar que apenas o Banco Central e instituições financeiras têm acesso a esse espaço e não é aberto a pessoas físicas.

De forma mais simples, o valor da Taxa Selic indica quanto o governo paga de juros para as instituições financeiras que compram títulos públicos (dívida do governo) do Tesouro Nacional.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, controlado pelo ministro da economia, Paulo Guedes que avisa para o Copom qual vai ser a meta da taxa básica de juros.

Entenda como funciona a taxa Selic neste link.


Leia mais  Mercado 1x0 Economistas: Copom se rende a pressão e reduz Selic em 0,50% a 13,25%
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras atualiza valor dos dividendos extraordinários por ação

Paola Rocha Schwartz

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Deixe seu comentário