Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

BC deve manter Selic em 13,75% e preparar o terreno para um corte de juros, afirma economista

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Adriana Dupita, economista sênior na Bloomberg Economics para Brasil e Argentina: O BCB deve manter a Selic em 13,75% aa e preparar o terreno para um corte de juros — sem necessariamente se comprometer com a redução já na reunião de agosto. A desaceleração da inflação corrente, a queda dos preços de commodities em reais e a melhora nas expectativas de inflação justificam uma perspectiva mais favorável para a inflação do que a apresentada na reunião de maio.

O rally dos ativos brasileiros — em especial moeda e juros — também pode ser lido pelo BCB como um sinal de que o mercado está mais confortável com o quadro fiscal, reduzindo os riscos para a inflação. Contudo, o BCB provavelmente esperará pela aprovação final do marco fiscal e por uma maior queda nas expectativas de inflação e nas medidas de inflação subjacente antes de sinalizar explicitamente um corte. O BCB não tem incentivos para se comprometer desde já com um corte sem saber se estas condições se materializarão nas seis semanas até a reunião de agosto.

Leia mais  Ajuste no teto de juros pode restabelecer a oferta de crédito consignado, diz ABBC

Há sinais importantes a monitorar no comunicado. Consideramos prováveis uma redução significativa nas projeções do próprio BCB para a inflação em 2024 (e possivelmente 2025) e a melhora na avaliação da autoridade monetária das condições atuais e balanço de riscos para a inflação. Também é possível, embora menos provável, alguma mudança na referência à disposição em subir juros, se necessário. Todos estes sinais sinalizariam um corte próximo. Sinais mais explícitos — como um voto dissidente por corte já em junho ou forward guidance de corte em agosto — não parecem prováveis.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Selic sobe hoje? Entenda as expectativas para a decisão da Super-Quarta de Copom
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Deixe seu comentário