Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Copom encerra dilema sobre ciclo de alta da Selic

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O 11º aumento consecutivo já era esperado pelo mercado, que vive o maior aperto monetário ininterrupto da história

O Copom (Comitê de Política Monetária) se reuniu nesta quarta-feira (15) para decidir o novo pacote de taxas básicas da economia. A expectativa em direção a mais um aumento para frear a inflação, que há meses está acima dos dois dígitos, foi o principal assunto debatido. Em maio, a Selic chegou ao seu maior patamar dos últimos cinco anos, batendo a casa dos 12,75%. O dilema sobre um novo reajuste foi encerrado com a decisão de subir os juros pela 11ª vez consecutiva.

A nova Selic, fixada pelo Copom, em 13.25% a.a., já era esperada pelo mercado. Ao reduzir o ritmo do aumento da taxa básica de juros, o Comitê de Política Monetária mostra que pode diminuir a dose do remédio, que veio em grande proporção quando começou o ciclo em março de 2021. Apesar disso, o encerramento do ciclo de aumentos não deve vir tão cedo, como indicou o Copom na ata que antevê para a próxima reunião um novo ajuste, de igual ou menor magnitude. Esse é o maior período de aperto monetário ininterrupto que se tem notícias na história do Comitê.

“As taxas bancárias para as mais diversas operações estão sendo elevadas constantemente, inclusive no empréstimo consignado, que por sua própria natureza tem as menores taxas do setor de crédito. Por isso, podemos esperar que os bancos vão promover uma nova atualização dos juros nas próximas semanas, até porque há uma defasagem entre o anúncio do Copom e o reflexo nas taxas do mercado”

explica Gustavo Gorenstein, economista e co-fundador da BX Blue.

Mesmo com essa elevação de juros, o empréstimo consignado tem sido a melhor opção para aposentados e pensionistas no INSS e servidores públicos, pois nesta modalidade de empréstimo, a legislação impõe um teto para esse aumento.

Em dezembro de 2021, o volume do crédito consignado, que é descontado diretamente na folha de pagamento, bateu recorde e atingiu R$ 513,5 bilhões. De acordo com dados do Banco Central, é o maior valor já registrado nessa modalidade de empréstimo. E quase 40% desses pedidos são feitos por aposentados e pensionistas, segundo dados do INSS.

Leia mais  Selic deve encerrar o ano a 12,75%, segundo economistas da ANBIMA

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Selic a 12,75% ao ano: entenda o que é a taxa básica de juros e como ela afeta sua vida
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Deixe seu comentário