Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ministério da Economia demite mais de 3.000 funcionários

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A partir de fevereiro, 2,9 mil cargos comissionados serão cortados da nova pasta

Com a posse de Paulo Guedes, foi necessária uma movimentação de transição dentro do ministério da Economia. Tudo isso para que a demissão de funcionários não enfraqueça o gabinete.

Logo, a equipe procurou maneiras de incluir comissionados na nova pasta. Ou seja, providenciou renomeações de funções e transferimento de servidores antigos a órgãos exclusivos do governo Bolsonaro.

Tais medidas ocorreram, pois, o enxugamento de pastas alavancou uma nova estrutura ministerial. Isso porque, a união entre ministérios antigos: Trabalho, Planejamento, Comércio Exterior e Serviços, Fazenda e Indústria, provocou a retirada de 2,9 mil cargos.

Nova estrutura

Portanto, nos próximos quatro anos, o ministério da Economia será constituído por sete Secretarias principais, além da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. São elas:

  • Desburocratização, Gestão e Governo Digital
  • Comércio Exterior e Assuntos Internacionais
  • Fazenda
  • Produtividade, Emprego e Competitividade
  • Desestatização e Desinvestimento
  • Receita Federal
  • Previdência e Trabalho
Leia mais  O dia do "não fico" de Bolsonaro: Presidente joga a toalha e vai aceitar posse de Lula

Cada uma dessas categorias possui, ao menos, duas subsecretarias. Como no caso da Secretaria de Previdência e Trabalho, que contém uma pasta para a Previdência e outra para o Trabalho.

Com a redução, foram retirados 389 cargos comissionados do Poder Executivo e 243 funções de Direção e Assessoramento Superior (DAS). Além disso, mais de 2350 cargos gratificados. Assim sendo, ao todo somam 2987.

Por consequência, a nova estrutura ministerial possuirá 2043 ocupações comissionadas do Poder Executivo e 1569 do DAS. Ou seja, os números totalizam 3612 posições atuais.

Desta forma, de acordo com o órgão, o ministério da Economia terá cinco prédios na Esplanada. No entanto, serão necessários alguns meses para que todos os funcionários fiquem adaptados corretamente em seus setores.

Propostas de governo

Durante a campanha, Paulo Guedes apresentou algumas de suas propostas dentro do ministério da Economia. Dentre elas são: corte do déficit fiscal, privatizar estatais e estimular o empreendedorismo, além de abrir o comércio internacional.

Leia mais  Bolsonaro condena atos em Brasília e se defende de acusações de Lula

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Guia Completo: Como Calcular a Rescisão Trabalhista?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Demissão em massa prejudica operações do Spotify, admite CEO

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Bolsonaro elogia Elon Musk e faz críticas à Lula, em ato no Rio

Paola Rocha Schwartz

Democracia está morrendo no Brasil, diz Wall Street Journal

Rodrigo Mahbub Santana

Lula cortou R$ 18 milhões do combate a dengue

Rodrigo Mahbub Santana

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

2 comentário

Painel de Viagens: dados de viagens do governo agora são públicos - Guia do Investidor - Onde investir melhor 14/02/2019 at 10:55

[…] seu discurso durante a cerimônia de lançamento do portal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou a importância da transparência e da eficiência na gestão […]

Responder
IPO do Nubank: fintech tem interesse em abrir capital? - Guia do Investidor 06/03/2019 at 23:37

[…] aposentos do Nubank é contratar. Para se ter em uma ideia, em 2017 a empresa dobrou seu quadro de funcionários, fechando o ano com […]

Responder

Deixe seu comentário