Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O futebol brasileiro rumo ao IPO

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em vias de completar um ano, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tem sido cada vez mais utilizada, provada e aprovada. Até o momento, nessa primeira onda, a SAF foi utilizada por grandes clubes. A expectativa para os próximos meses é um aumento de clubes de todos os portes aderirem à SAF com o objetivo de captação de recursos, melhoria da gestão, parcerias estratégicas e organização de seus passivos. No futuro, talvez não tão distante, veremos clubes de futebol aderindo à SAF para buscarem capital por meio do mercado de capitais na bolsa de valores.

“Os clubes brasileiros, os investidores e o mercado como um todo já conhecem melhor essa alternativa e estão cada vez mais preparados para fazer uso da SAF para captar, investir recursos e fortalecer negócios. É uma ótima oportunidade de atração de investimentos para a transformação desse mercado. Além disso, importante lembrar que há mais de 140 milhões de torcedores no Brasil, que são ávidos por futebol. Com a SAF podemos solucionar problemas históricos do futebol nacional, que agora pode passar por uma transformação realmente estrutural”, afirma Francisco Clemente, sócio-líder do segmento de Esportes da KPMG no Brasil.

Além de permitir que os clubes avancem para além das fontes tradicionais de receitas, como os direitos de transmissão e a venda de jogadores, a SAF traz vantagens e está alinhada com os mais modernos e inovadores modelos de gestão e de negócios. Na Europa, a vasta maioria dos clubes se tornaram empresas privadas, e o mesmo deve ocorrer no mercado brasileiro.

“A SAF atende clubes interessados em transformar seus modelos de negócios, visando melhor governança, gestão profissional e oportunidades de investimentos. A SAF pode contribuir para tornar o futebol brasileiro mais relevante e competitivo no mercado nacional e internacional. É uma boa estrutura para atrair recursos, considerando que há centenas de investidores em todo o mundo buscando oportunidades de negócios em clubes de futebol”, completa Marco André Almeida, sócio-líder de Deal Advisory & Strategy da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A Lei 14.193/2021, que entrou em vigor instituindo a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), criou condições legais para os clubes se transformarem em empresas, e permite transformações relevantes nesse mercado, dominado ainda no Brasil por associações centenárias. A SAF contribui para captação profissional de recursos e fortalecimento da governança corporativa. Com mais governança e gestão, há mais segurança para os investidores e uma estrutura legal mais madura para a gestão financeira. Dados públicos sobre o mercado do futebol revelam que o Brasil encerrou 2021 com 672 clubes profissionais. As receitas totais do mercado de futebol no Brasil na série A no ano passado foram de R$ 6,6 bilhões. O mercado potencial, entretanto, é bem maior que isso, considerando que a maioria (75%) dos brasileiros têm o futebol como o esporte favorito.

Leia mais  IPO do TradersClub (TRAD3) foi um erro: entenda porque

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  IPO da Vero Internet vem aí: conheça a empresa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Telegram quer IPO e valuation de US$ 30 bilhões

Márcia Alves

MRV que se cuide? IPO da incorporadora Pacaembu vem ai

Leonardo Bruno

Oportunidade ou Furada? Queda de 80% desde IPO marca ações da Petz

Leonardo Bruno

IPOs irão voltar para a B3?

Leonardo Bruno

Seca de IPOs vai terminar em 2024? Confira as candidatas

Leonardo Bruno

IPOS 2024: Eles finalmente irão voltar?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário