Guia do Investidor
Itau 11
Notícias

O que você precisa ficar de olho na economia? Confira a análise de cenário do Itaú Asset

Quando ouvimos por aí que um investidor precisa estar atento ao nunca é uma novidade, mas falar apenas de forma superficial sobre o assunto é a grande especialidade dos influenciadores de investimentos que existem por aí.

Pensando nisso, a casa de análise de mercado do Banco (ITUB4), a Itaú Asset, traz ao mercado, uma análise de cenário com os principais pontos que vieram a afetar a brasileira nos últimos dias, e por consequências os seus investimentos. Confira agora.

O que está acontecendo no mercado?

Na semana passada, o IBGE divulgou que o índice oficial de inflação do país, o IPCA, registrou elevação de 0,47% em maio, uma desaceleração em comparação ao mês imediatamente anterior. O resultado foi uma surpresa positiva para o mercado, que tinha expectativa de inflação de 0,60% no mês. Ainda que em ritmo de desaceleração, a inflação trouxe um perfil disseminado entre os grupos avaliados.

Oito dos nove grupos avaliados registraram avanço do nível de preços, com destaques para o grupo de Vestuários que avançou 2,11% no período. Do outro lado, o grupo de Habitação foi o único que revelou deflação de 1,70% em maio e trouxe um impacto relevante para esse resultado mais fraco no mês.

Leia mais  Cemig (CMIG4): agência Moody's de classificação de risco eleva rating da empresa

Do lado da atividade, a semana que passou trouxe vários dados relevantes para acompanhamento do cenário econômico. Como os números do comércio varejista de abril, por exemplo, que foram divulgados pelo IBGE, revelando crescimento em maio de 0,9% e 0,7% na pesquisa ampliada.

No acumulado de 12 meses, o resultado de ambas as pesquisas foram 0,8% e 2,2% respectivamente. No setor de Automóveis, a produção de automóveis cresceu 1,5% em maio, segundo a Anfavea. As revelaram um resultado ainda mais forte com um impulso de 9,5% no mês.

O crescimento na produção tem sido o principal motor por trás da recomposição de parte dos estoques, entretanto, a dinâmica mais forte nas vendas desse mês fez com que os estoques caíssem na margem.

Apesar do aumento na produção, o nível ainda está bastante baixo, evidenciando a continuação dos problemas de falta de insumos.

Entretanto, a situação parece com uma tendência de melhora nos últimos meses. Ainda trazendo um retrato da atividade econômica, o Ministério da Economia divulgou a criação líquida de 166 mil vagas de trabalho no mês de abril, apresentando número ligeiramente mais baixo do que nos últimos dois meses, mas ainda com volume historicamente forte. Inclusive, o resultado de abril veio acima das expectativas do mercado.

Leia mais  Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em junho

O que está acontecendo com os juros?

Segundo análise do Itaú, durante a semana, as taxas de juros futuros recuaram em seus vértices mais curtos, refletindo alívio diante da surpresa positiva com os dados inflacionários locais.

image 76
image 75

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

O Itaú (ITUB4) quer entrar pesado na tokenização; Entenda

Leonardo Bruno

XP (XPBR31) assina contrato de compra e venda de ações com Itaú (ITUB4)

Ruan Sousa

Itaú anuncia venda de parte de participação na XP

Leonardo Bruno

Itaú (ITUB4) vai estimular migração para os cartões virtuais

Ruan Sousa

Aposte em ações de Tecnologia para lucrar em Junho; Aponta o BTG Pactual

Leonardo Bruno

Quer lucrar com dividendos? Confira as melhores opções para Junho segundo duas corretoras

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário