Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Vai aumentar: Copom define e Selic vai subir para 11,75%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O fechamento do mercado desta quarta-feira trouxe uma não “tão” surpreendente surpresa para o mundo dos investimentos. Afinal, após expectativas e especulações, o Copom anunciou o aumento da taxa básica de Juros da economia brasileira! Confira agora mais detalhes!

Assim, o conselho define de forma unanime o aumento de 1 ponto percentual na taxa Selic meta. O movimento já era esperado pelo mercado, em uma tentativa de controlar os rumores internacionais e o recente aumento da expectativa de inflação.

image 112

O que explica o aumento?

Em comunicado oficial, o conselho cita alguns motivos que justificam o movimento:

  • No cenário externo, o ambiente se deteriorou substancialmente. O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial. Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas;
  • Em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do PIB do quarto trimestre de 2021 apontou ritmo de atividade acima do esperado;
  • A inflação ao consumidor seguiu surpreendendo negativamente. Essa surpresa ocorreu tanto nos componentes mais voláteis como nos itens associados à inflação subjacente;
  • As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação;
  • As expectativas de inflação para 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 6,4% e 3,7%, respectivamente;
Leia mais  Qual o melhor título do Tesouro Direto para Setembro?

Ademais, apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, o Comitê avalia que a incerteza em relação ao arcabouço fiscal mantém elevado o risco de desancoragem das expectativas de inflação.

Mas considera que esse risco está sendo parcialmente incorporado nas expectativas de inflação e preços de ativos utilizados em seus modelos. O Comitê segue considerando uma assimetria altista no balanço de riscos.

Para o mundo dos investimentos, o movimento preocupa os amantes da renda variável. Afinal, a alta traz ainda mais brilho para os investimentos de renda fixa.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  2020 será o ano das IPOs? Veja tudo sobre e entenda.
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Deixe seu comentário