Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bolsonaro oficializa privatização da Eletrobras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente Jair Bolsonaro oficializou a viabilidade para a privatização da empresa de energia Eletrobras (ELET3, ELET6). Desse modo, serão colocadas no mercado, as ações da empresa visando trazer melhorias para a mesma.

Assim, o objetivo é tornar a companhia competitiva novamente e que possa atuar em seu setor com maior credibilidade. Então, vamos entender o andamento dessa proposta e o que ela trará de benefícios.

Presidente assina privatização da Eletrobras (ELET3, ELET6)

Conforme era esperado o Governo levou adiante o projeto de lei para a viabilização da privatização da Eletrobras (ELET3, ELET6). Dessa forma, o evento aconteceu no Palácio do Planalto.

Logo após o término dessa cerimônia, Bento Albuquerque (ministro de Minas e Energia) levou o documento até Rodrigo Maia. Desse modo, será necessária a aprovação tanto do senado como da câmara para o projeto dar continuidade.

Anteriormente essa medida de privatização da Eletrobras (ELET3, ELET6) havia sido cogitada ainda no Governo Temer. Além disso, é importante saber que nenhum dos acionistas poderá ter mais de 10% da detenção de votos na empresa.

Leia mais  Family Office: O que significa esse conceito?

Nesse sentido, a União manterá uma faixa de menos de 50% desses ativos e não haverá ações que possam vetar. Contudo, o próprio Congresso poderá alterar as cláusulas do documento proposto se acharem necessário.

Certamente, a empresa necessita dessa privatização, pois desde o ano de 2014 ela não vem participando de leilões. Além disso, sua falta de recursos está lhe fazendo perder espaço no mercado para os concorrentes.

Então, o ideal é justamente capitalizar a empresa e devolver a mesma sua capacidade de voltar a investir. Pois, somente sendo competitiva novamente será possível coloca-la em um patamar mais elevado.

Assim, até o segundo semestre do ano que vem (2020) essa privatização deverá ocorrer. Enquanto que a arrecadação esperada com isso deverá ser de até R$ 16,2 bilhões.

Portanto, o presidente Bolsonaro já assinou o documento e agora resta aguardar a aprovação na câmara e no senado.


Leia mais  Dicas para quem quer começar a investir em 2023
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo se movimenta para votar PERSE ainda nesta semana

Rodrigo Mahbub Santana

Senado apresentará regras para uso de IA em maio, entenda

Paola Rocha Schwartz

Demissão em massa prejudica operações do Spotify, admite CEO

Rodrigo Mahbub Santana

Acionistas da Vale pretendem processar ex-conselheiro

Márcia Alves

Governo “jogou a toalha” sobre ajuste fiscal, diz ex-Tesouro

Márcia Alves

Privatização da Sabesp aprovada em 1ª votação na Câmara de SP

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário